quinta-feira, 19 de julho de 2012

Madeiras - tipos de acabamentos

A madeira é sem dúvida o material mais usado na arquitetura de interiores. São armários, portas, painéis, móveis em geral. Existem várias opções de acabamentos para madeira, cada um adequado a um determinado uso e projeto. Na hora de comprar ou pensar nos seus móveis é importante estar atento a alguns detalhes que podem ser determinantes para sua escolha. Entenda cada tipo de acabamento:

LACA BRILHANTE
É um acabamento em pintura feito sobre a madeira, disponível em inúmeras cores. A Laca Brilhante é uma opção com muito brilho, seu acabamento fica similar à pintura de carro. É um acabamento muito sensível a atritos e que requer cuidados na limpeza (apenas pano seco e espanador).



LACA FOSCA
Similar à laca brilhante, porém o aspecto final da laca fosca é mais opaco, com pouco brilho. Imperfeições e arranhões são mais difíceis de serem notados. Retoques na pintura são mais viáveis, e, em casos simples, uma pintura local na peça pode ser realizada. Também conhecida como microtextura.



GOFFRATO
Pintura que proporciona um acabamento texturizado fosco, conhecido como fórmica líquida. Fica uniforme, sem nenhum poro ou imperfeição na madeira. Apresenta opções de cores limitadas.

Painel da TV e nicho em Goffrato.


PÁTINA

Técnica usada para envelhecer móveis, feita em madeiras claras, sem pintura. O acabamento final tem um aspecto de transparência levemente leitoso, de toque suave. Não esconde a madeira.



PÁTINA PROVENÇAL
Pintura que simula o desgaste do tempo dando ao móvel um aspecto rústico. O resultado da pintura varia de acordo com a madeira de fundo (móvel).



EBANIZADO
Pintura preta, ou praticamente tão escura, feita sob madeira virgem, simula a cor da árvore Ébano que é nativa da África. Nesta técnica, os veios da madeira são mais acentuados não podendo ser feita em MDF, Marfim ou outras madeiras lisas.

Aparador com mistura de laca brilhante vermelha e ebanizado.


OFF WHITE
É a versão clara ou branca do acabamento Ebanizado.


VERNIZ POLIURETANO
Aplicado em madeiras virgens, fechando todos os poros da madeira. Pode ser fosco ou brilhante. Muito utilizado em móveis para áreas externas.


 



 Imagens: Dona Charmosa, Studio Brumol, Casa e Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário