quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lojas conceito - arquitetura e design

Uma nova realidade de mercado fez com que as "lojas conceito" ou "concept stores" se propagassem mundo afora. Afinal, o que é isso e o que a arquitetura tem a ver com isso? Além de um atendimento comercial diferenciado, as concept stores surgiram para promover, além da compra, uma aproximação do consumidor com a marca. A idéia é que as lojas extrapolem o conceito compra-venda oferecendo ao público uma experiência diferenciada. A arquitetura e o design são partes fundamentais dessa experiência e os projetos comerciais são cada vez mais inovadores, atraentes e buscam traduzir um determinado estilo de vida do consumidor. Quer ver alguns exemplos?


Loja da Levi's em San Francisco: o conceito da loja é explorar a
possibilidade de customização a fundo. Você escolhe o jeans,
 o tipo de lavagem e pode moldá-lo no próprio corpo na hora.

Os produtos são expostos como em supermercados,
você pega os acessórios e vai montando seu jeans.

As máquinas de customização.


Niketown: essas lojas conceito, espalhadas pelos grandes centros
urbanos mundiais, são inspiradas em grandes ginásios antigos.
Essa é a concept store de NYC.

Exploram a marca, um determinado esporte ou atleta.
Vários painéis ilustram diversos tipos de esportes ou mostram
fotografias de atletas renomados.

O ambiente é todo focado na temática esportiva,
veja que os manequins rompem com a idéia
de estaticidade.

Galeria Melissa: pelo nome já dá pra ter uma idéia da proposta
da loja. A fachada tem caráter temporário e se transforma
constantemente. Nesse exemplo 35.000 post-its revestiram as
paredes e as pessoas podiam interferir deixando suas mensagens ali.
O grande recuo frontal funciona como um espaço de
exposições em plena Oscar Freire.


Os expositores são todos feitos de plástico, o material
que é característico da marca.


A fachada branca e de linhas retas traduz o conceito de
 simplicidade da loja da Havaianas na Oscar Freire.
 

A exposição dos produtos em barracas de feira, caixotes
 e cestas reforça a idéia do caráter popular da marca.

O piso, a luz, o paisagismo, tudo é trabalhado para criar um
clima descontraído e tropical para o ambiente.






Imagens: Arch36, Porhomme, www.melissa.com.br, Maria Mole.

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