sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Moda, Estilo e Tecnologia

De olho na interface Moda e Arquitetura, o tema nacional da Casa Cor 2012, que abre as portas amanhã em Belo Horizonte, é Moda, Estilo e Tecnologia. Não é de hoje que essas duas disciplinas se relacionam e dialogam. Foi assim que influenciadas pelo Art Nouveau, as modelagens ganharam contornos sinuosos e mais tarde, sob influência do Art Decó os vestidos de cortes retos, cinturas baixas e as estampas geométricas ganharam popularidade.
Com o passar do tempo arquitetura e moda estreitam cada vez mais a sua relação, utilizando-se das mesmas linguagens formais, volumétricas ou buscando efeitos estéticos similares, mesmo que através de materiais diferentes.
Quem acompanha as semanas de moda no Brasil já deve ter percebido isso nos trabalhos de alguns estilistas como Jum Nakao, Glória Coelho, Oscar Metsavaht, Pedro Lourenço, dentre outros.
Mas a bola da vez no que diz respeito à mistura Moda, Estilo e Tecnologia é a jovem estilista Iris van Herpen. Com apenas 27 anos, essa holandesa desponta no mercado de alta costura com suas criações esculturais e cheias de volume, com um ar high tech e futurista. Iris consegue mesclar com maestria o trabalho artesanal com materiais altamente tecnológicos como a fibra de vidro, o plástico e o metal.
Será que nessa mescla também reside o futuro da arquitetura? Poder aliar as possibilidades da tecnologia aos conceitos de sustentabilidade, utilizando materiais e técnicas locais, chegando a um resultado surpreeendente?  O fato é que o processo criativo que envolve a moda e a arquitetura revela uma busca por referências culturais bem delineadas com uma boa pitada de ousadia e inventividade.
Será que algum arquiteto se inspirou no trabalho dela para criar algum ambiente? 
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário