Final de semana é o momento ideal para comer coisas gostosas, sem aquela correria do dia a dia. Para os que gostam de se aventurar na cozinha testando novas receitas, hoje o Atemporal Decor ensina a fazer um delicioso Tartar de Salmão, que pode funcionar como um prato de entrada para um almoço ou jantar e também como um petisco mais sofisticado numa reunião entre amigos e família.
Você já experimentou?
As origens do Tartar são atribuídas aos povos tártaros que viviam no deserto de Gobi, situado ao Norte da China e ao sul da Mongólia. Tinham hábitos nômades e estavam em constante movimento para fugir das temperaturas extremas e em busca de água para si e seus rebanhos. Por esse motivo, não paravam para cozinhar a carne, consumindo-a crua.
Mais tarde, os franceses fizerem a sua versão gourmet do prato com o chamado Steak Tartar (feito de carne crua). O Tartar ganhou novas versões, também sendo preparado com peixes como o salmão e o atum.
Vamos então à receita de hoje (testada e aprovada por nós do Atemporal Decor):
Tartar de Salmão
250g de salmão cortado em cubinhos (1 cm)
50g de cebolinha picada
100g de palmito cortado em tirinhas
30 ml de azeite (3 colheres de sopa)
1 limão
Pimenta do reino branca à gosto
Misture todos os ingredientes e deixe por 1 hora na geladeira. A seguir, use um recipiente levemente untado com azeite extra virgem para dar o molde que você desejar ao prato. Nós usamos um ramequim em tamanho grande. Sirva em seguida, acompanhado de torradas ou pães e um fio de azeite. Já servimos até com aquela batata Pringles e ficou muito bom!
Use um prato grande e diferente para montar o Tartar.
Você pode colocar as fatias de pão ou torradas em volta se quiser.
Também pode ser servido com fatias bem finas de manga
e um toque de redução de aceto balsâmico (aqui em BH,
pode ser encontrado no Verdemar).
Servido em porções individuais, sobre torradas ou pães,
também fica muito charmoso.
Imagens: Babette Gastronomia, Mexido de Idéias.
Nossa que delicia!!!!!
ResponderExcluir